quinta-feira, 27 de junho de 2019

Meu sketchbook da canson


Uma meta para esse ano era começar algum hobby (que não fosse relacionado a fotografia). Quando escrevi a tal lista, tinha em mente começar a tocar ukulele, *MAS* acabei comprando alguns tubos de aquarela e um sketchbook na impulsividade. Meu objetivo era apenas comprar um bujo para organizar minha vida que é um caos, só que me deparei com esse sketchbook da Canson e pensei: "Por que não? Se acabar deixando ele de lado sem desenhar nada, posso usar ele como bullet journal, então não vou estar jogando dinheiro fora". Meu maior problema é quando compro algo por impulso, uso poucas vezes e aí deixar de lado. Só que desta vez eu estou fazendo bom uso do sketchbook - eu acho - embora ele não é indicado para aquarela, o que é indicado tem um preço bem salgado, então resolvi não arriscar muito nessa brincadeira.

Minha história com a ilustração não é das melhores, quando pequena eu amava desenhar (gastava um pacote de folhas por mês) e queria trabalhar com isso quando fosse adulta KKKKK. Só que por ser um hobby caro, só usava carvão vegetal e lápis escolares, até que ganhei da minha avó um kit de aquarela van gogh. Com o tempo, comecei a fotografar mais pela minha cidade para usar as fotos como referencia para as minhas ilustrações, mas aos poucos fui largando de lado os meus desenhos e me apegando mais a fotografia. Por ambos serem um pouco caro de se manter, acabei optando pela fotografia, fiquei sem ilustrar por 9 anos mais ou menos.


Só que de uns tempos pra cá comecei a sentir falta, quando vi esse sketchbook decidi dar uma tentativa e ver se ainda levava jeito para a coisa. Meu primeiro desenho com a aquarela foi bem ruim, acho que não dá nem para o considerar um desenho de tão feio HAHAHA

Os seguintes foram melhores, comecei a entender como a aquarela estava agindo no papel, a quantidade de água e também como trabalhar naquele papel que nem era de aquarela. O papel do sketchbook é bem fino e indicado para grafite apenas. Se tu quiser arriscar saiba que ele vai enrugar (só agora aprendi que tem de colocar fita crepe em todos os cantos possíveis ), não entrega uma qualidade boa em relação as cores, vai sangrar para o outro lado e tem grandes chances de rasgar.


Mas, já que era apenas uma brincadeira e estava usando aquarela de baixa qualidade (olá pentel) até ver se vale a pena investir nisso. Usei o mesmo raciocínio que uso para a fotografia, não é o material que vai fazer o artista ser bom. Mas, pelo amor de Deus não compre papel de aquarela barato de marca desconhecida, eu comprei um só por comprar já que era hiper barato. Eu já esperava que iria ser ruim, mas quando comecei a usar a aquarela o papel começou a desmanchar tipo papel higiênico KKK Mas, como sou persistente continuei, no final meu desenho ficou com textura de pelinhos HAHAHAAH Ficou estranho, mas não ficou tão ruim, grudei no sketchbook com fita e é esse aí acima. Eu usei como referencia o ator Alfie Allen, eu estava numa onda de Theonsa (theon+sansa não me julguem kkkk) na época e bem triste pelo episódio final do personagem dele.

Me desculpem pela qualidade das fotos e por elas terem saído tão escuras, meu quarto tem uma iluminação bem fraca, então tentei ao máximo deixar a qualidade mais ou menos boa.  Não consegui esperar para fazer as fotos em outro dia pois, resolvi fazer esse post no impulso (se eu deixar de lado e não postar agora de noite mesmo, é capaz desse post ficar mofando nos rascunhos do blog como a maioria dos posts que começo). Acabei de tirar as fitas dessa ilustração do Jon Snow e já comecei uma ilustração do Jonas Kahnwald (alguém mais está viciado em Dark?), então o sketchbook vai ficar literalmente um bom tempo preso.


Se vocês gostaram desse post, eu posso fazer um mais detalhado sobre os materiais que estou usando, comprei uma aquarela da Winsor and Newton para experimentar e dois pacotes de folha Canson para aquarela (tive que comprar pois, algumas pessoas gostaram das minhas ilustrações e pediram algumas encomendas). Também posso fazer um mini tour pelo meu sketchbook e mostrar até as ilustrações mais feias que tem ali haha.

Ahhh e deixem um comentário sobre essas duas ilustrações desse post, num próximo posso postar a versão digitalizada deles também ;)

Um comentário so far

  1. Menina como você pode ser tão talentosa?! As ilustrações ficaram perfeitas!

    ResponderExcluir

Mad Souls © 2017 - . Por Karina Fagundes.